Pergunte ao maridos de suas amigas qual é o pior período do mês para eles. A maioria vai responder que é quando a esposa está com TPM. Essa é a sigla para tensão pré menstrual, caracterizada por sintomas físicos, psicológicos e comportamentais. Dados do programa de Minimização da TPM em Empresas estimam que 85% das mulheres apresentam algum de seus sinais e, desse grupo, cerca de 30% procuram ajuda médica.

Se você percebe que todo mês fica irritada, deprimida, cansada ou com dores nas mamas cerca de dez dias antes da menstruação, sinal vermelho! Ela pode ter fatores hormonais e ser causada por deficiências de vitaminas e alterações dos neurotransmissores e das enzimas periféricas.

Situações desastrosas

Os sintomas da TPM tem início de uma a duas semanas antes da menstruação e terminam quando o fluxo começa. E isso é facilmente observado quando ocorrem situações de choros e de noites mal dormidas. A redução ou cura dos sintomas é possível, e melhora a qualidade de vida.

No período pré menstrual, tenha uma dieta farta de proteínas e fibras e pobre em açúcar e sódio. Consuma figo, beterraba, alcachofra, abacate e banana, eles suprimem a vontade de comer chocolate.

Consumir três porções diárias de iogurte, queijos e coalhada e incluir batata nas refeições também ajuda.

Como a TPM pode ser minimizada, nada de usar como justificativa para suas atitudes agressivas. Se você ainda tem dúvidas se sofre ou não da síndrome, faça um teste prático, durante dois meses, anote diariamente os principais sentimentos que tem ao longo do dia. Marque também o período da menstruação. Ao final, observe as anotações e veja se os sintomas se repetem antes da menstruação e desa parecem com ela.

O quanto a TPM tem afetado você?

Faça o teste e descubra qual o grau da sua tensão pré-menstrual

1 Quando está a 10 dias da menstruação, você se sente

a- inchada

b- irritada

c- calma

2 Você costuma abusar de algum alimento durante o período pré-menstrual?

a- Sim, principalmente chocolate e álcool

b- Sim, café

c- Não, mantenho minha alimentação normal e, ás vezes, consumo mais frutas

3 Antes da menstruação, você sente que a sua autoestima fica abalada?

a- Muito

b- Um pouco

c- Não

4 Você percebe que compra mais coisas desnecessárias no período pré-menstrual?

a- Sim, já estourei o cartão de crédito diversas vezes

b- Um pouco, mas nada que abale meu orçamento

c- Não

5 Você pratica atividade física regularmente?

a- Não

b- Sim, adoro fazer exercícios relaxantes, como caminhadas, pilates e ioga

c- Adoro, faço muitas atividades aeróbicas

6 Você sofre de insônia?

a- Sempre

b- As vezes

c- Não, nunca tive qualquer problema para dormir

Resultado

Maioria a letra a : Você está no grau extremo de mulheres que sofrem de TPM, e isso afeta até as suas relações pessoais. Para sair dessa situação, faça mudanças simples, como praticar atividades físicas, de preferência aeróbicas. Consuma menos sal, álcool e evite comer doces. Se os sintomas persistirem, procure um médico.

Maioria a letra b : Você sofre um pouco coma TPM. Hábitos simples vão melhorar muito a sua vida, como evitar o consumo de produtos industrializados e comer mais frutas e cereais. Deixe de lado o chocolate, açúcar, álcool, café e sal. Durma bem.

Maioria a letra c : A TPM não afeta você, e isso é ótimo! Mas também não é motivo para se descuidar. Cuide da alimentação, faça atividade física e beba muita água durante o dia.

Confira os sintomas mais comuns no período da TPM e como acabar com essa tormenta

Diminuição da libido

Passe alguns minutos a mais se arrumando em frente ao espelho, Contemple-se. Uma roupa mais alegre e um rosto com maquiagem discreta deixam qualquer mulher mais confiante.

Falta de sono

Tome menos café, chá mate, refrigerantes à base de cola ou guaraná ou qualquer produto que contenha cafeína. Estimulantes,eles podem aumentar a insônia e ansiedade.

Irritabilidade e nervosismo sem motivo

Além de consumir sucos relaxantes, como de maracujá, e chás como erva-cidreira, coloque na sua dieta leite desnatado, iogurtes, queijos brancos, grãos integrais, lentilha, abacaxi, manga, milho e vegetais verdes-escuros.

Inchaço nas mamas, pernas e na barriga

Deixe de lado as comidas muito salgadas e os embutidos, como salsicha e presunto. Fuja dos enlatados e de alimentos ricos em sódio, que fazem o organismo reter líquidos. Ingira frutas diuréticas, como morango, melancia e melão. Consuma bastante água e chás sem açúcar. Turbine também o consumo de frutas com casca, arroz e grãos integrais, eles ajudam no funcionamento do intestino.

Aumento do apetite

Evite comer chocolate e alimentos calóricos, como massa e pães feitos com farinha branca e frituras. Troque o açúcar refinado por mel ou açúcar mascavo.

Ansiedade e ataques de agressividade

Faça exercícios físicos. Eles liberam endorfina, que dá sensação de prazer, e serotonina, responsável pela sensação de alegria. E cuidado com as palavras! Evite criticar alguém nesse período, pois qualquer comentário terá uma conotação muito mais agressiva.

Desânimo, fadiga ou cansaço

Pratique atividades relaxantes, como ioga ou pilates. Uma visita a um acupunturista ou a um massagista também pode ser revigorante. Evite compromissos importantes, principalmente reuniões de trabalho coma chefia.

Dores de cabeça

Evite alimentos gordurosos, como queijos amarelos. Doces também aumentam a dor de cabeça e enxaqueca, principalmente o chocolate branco.

Depressão ou tristeza

Assista a programas humorísticos, saia para passear, distraia-se. Procure ajudar alguém. Fazer caridade a fará esquecer os próprios problemas. Evite consumir bebidas alcoólicas, pois a depressão pode favorecer a ingestão delas. Caso este sintoma seja severo, procure um médico.

Deixe um comentário